Notícias

14/06/2018 18:19

Historia da copa do mundo de futebol

Copa do Mundo de Futebol é a maior competição internacional que acontece a cada quatro anos reunindo as melhores seleções do mundo. Surgiu em 1928 com a participação das federações que, naquela época, eram reconhecidas pela FIFA. Antes da copa, as seleções realizam eliminatórias para que as melhores equipes de cada continente participem do evento. São 32 equipes na competição que costuma durar quase um mês em um país-sede escolhido previamente.

A primeira edição do torneio ocorreu em 1930 com treze equipes e sagrou o Uruguai como campeão do torneio que naquele ano foi realizado na cidade de Montevidéu. A copa do Mundo deixou de ser disputada em 1942 e 1946 por causa da Segunda Guerra Mundial.

Em 1950 o evento esportivo foi realizado no Brasil e o Estádio do Maracanã foi construído para a Copa do Mundo. Aproximadamente, 200.000 mil pessoas acompanharam a final da Copa de 1950 entre Brasil e Uruguai.

O Brasil perdeu a partida, que ficou conhecida como Maracanazo. O Brasil conseguiu levantar a taça Jules Rimet na Copa do Mundo em 1958, 1962 e 1970. Na edição de 1982 a Seleção Brasileira marcava presença em sua décima segunda Copa do Mundo. O técnico Telê Santana era o comandante da equipe considerada favorita para conquistar o título naquele ano, mas acabou eliminada pela Itália.

Em 1994 o país-sede foi os Estados Unidos e o Brasil foi campeão vencendo a Itália na final depois de uma disputa de pênaltis. O grande jogador dessa equipe foi Romário, que também foi escolhido como o melhor da competição. No ano de 1998 a competição foi organizada pela França com a participação de 174 países nas eliminatórias. O Brasil chegou a final enfrentado a equipe da casa que venceu por 3x0.

Em 2002 a disputa foi sediada em dois países simultaneamente: Coreia do Sul e Japão. O Brasil sagrou-se campeão dessa competição e se tornou pentacampeão. Em 2006 a Alemanha sediou a competição que foi conquistada pela seleção italiana. O continente africano sediou a Copa pela primeira vez em 2010 e a campeã foi a seleção da Espanha.

No fim de toda Copa do mundo são premiados os jogadores que tiveram destaque individual: a Luva de Ouro, a Bola de Ouro, a Chuteira de Ouro, o Troféu Fair Play e o Prêmio para o Melhor Jogador Jovem.

País-sede

O país-sede de uma Copa do Mundo é escolhido pelo menos seis anos antes do evento esportivo. À partir da década de 90 a Fifa decidiu que realizaria um revezamento entre entre os continentes que sediam a Copa, pois antes disso havia hegemonia dos países americanos e europeus.

O país também deve seguir algumas exigências da entidade máxima do esporte. A primeira delas é que esse país tenha no mínimo 12 campos de futebol que comportem 40 mil pessoas. Para a final, o estádio da Copa deve ter vaga para pelo menos 80 mil pessoas à partir da edição de 2018. Além disso, o país deve oferecer estrutura para comunicação, transporte, acomodação e capacidade para gerar transmissões televisivas para todo o mundo.

A entidade visita os países antes de decidir qual o local sediará realmente a Copa do Mundo. Depois disso, uma comissão vota em um país, sendo que o vencedor será aquele que obter mais de 50% dos votos.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo